06 fevereiro 2020

a ansiedade tem me matado

  • Possíveis gatilhos como ansiedade, depressão, automutilação e transtornos alimentares.
Eu tenho ido a uma psicóloga ultimamente, coisa que deveria ter começado anos atrás, 5 anos atrás especificamente, quando parei de comer para emagrecer, e vomitar por me sentir culpada quando não conseguia e me machucava muito porque me sentia um lixo. Aliás, tudo fazia eu me sentir um lixo, porque eu de fato me odiava.  Ou talvez deveria ter começado quando não conseguia levantar da cama e passava meus dias ouvindo Lana del Rey e imaginando coisas que nunca aconteceriam, me martirizando por existir e desejando desaparecer, porque, naquela época eu descobri que pior que sentir tristeza, ou angústia, ou qualquer coisa, é não sentir absolutamente nada. Ou nos últimos 3 anos que descobri o real significado de crise de ansiedade e como de fato parece que você está morrendo. Quando eu voltei a vomitar por me sentir culpada de novo, talvez? Quando eu comecei a fumar e tomar remédios, ás vezes os dois juntos, praticando automutilação de novo. O importante é que eu finalmente comecei a ir na terapia e não poderia estar mais feliz. Já fui em umas 8 sessões e me diagnosticaram com TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizado), me disseram também que já apresentei sinais diversos de depressão profunda, mas eu melhorei também. Minha relação com comida é preocupante aparentemente. A automutilação vem por causa da ansiedade também. O Ensino Médio está chegando ao fim e me lembro quando o 3° ano ainda parecia um filme dirigido por John Hughes na minha cabeça. Descobri que é bem diferente, mas tudo bem, crescer tem seus pontos bons e ruins e estou empolgada com tudo isso, mas ao mesmo tempo, a ansiedade tem me matado. Frequentemente me encontro pensando demais e me cobrando demais também (aparentemente faz mal e eu não posso mais fazer isso, estou tentando), meu deus quando eu comecei a ter tantas responsabilidades? Elas existem de verdade? Ou são frutos da minha cabecinha ansiosa?  Tudo isso tem me feito pensar. MUITO. E aparentemente isso não faz bem também. Mas escrever sempre me fez bem e eu estou aqui porque aparentemente isso vai me ajudar a organizar meus pensamentos. Farei uma lista de coisas que eu ando pensando, isso talvez se torne um hábito constante por aqui.



- Eu tenho mesmo dúvidas sobre cálculos com vetores? Preciso estudar mais sobre isso? Isso cai no vestibular?
- Não tenho revisado eletrodinâmica como deveria, talvez eu devesse?
- Melhor esperar o primeiro simulado (14/mar.) para checar se meus conhecimentos estão em dia?
- Prova de bioquímica dia 18 de fevereiro!!!!!
- Negligenciar as matérias de Matemática 1 e 3 não é inteligente
- Eu preciso mesmo fazer todos os exercícios sobre Cartografia?
- Tudo bem, a maioria das matérias eu já sei, são matérias do primeiro e segundo ano do colegial, mas eu sei tudo MESMO?
- Ok, como eu posso organizar a minha viagem de final de ano?
- Quando são as inscrições do ENEM, Fuvest, Unicamp e todos os outros vestibulares possíveis desse ano??
- Fala sério unicamp, tudo isso de coisa pra ler? Sem tempo irmão.
- Meu deus eu sempre amei química mas meu professor de química 2 é muito chato e eu não tenho paciência pra aula dele, preciso mesmo fazer todos os exercícios?
- Estudar uma hora e meia por dia é o suficiente???
- Quando eu começo a refazer provas antigas de vestibulares??
- UFPE ou ficar aqui em SP mesmo?
- Eu queria tanto continuar lendo Drácula e Medo Imortal.
- Por que parece que eu não tenho tempo pra nada???????????
- Será que se um dia essa ansiedade toda sumir, eu vou me tornar PREGUIÇOSA? E dai eu vou FRACASSAR? Só de pensar nisso eu sinto falta de ar.

6 comentários:

  1. heey, kaory!

    pode parecer estranho mas eu sempre fico feliz quando vejo alguém escrevendo sobre seus distúrbios psicológicos, porque isso significa que a pessoa entende que os possui e está encontrando uma válvula de escape na escrita.

    fico muuuuito feliz em ler que tu têm feito terapia, mesmo não te conhecendo dksjs e mesmo que você ainda tenha sintomas de ansiedade, saiba que já ultra mega hiper incrível que você esteja tratando deles e reagindo de alguma forma.

    achei criativa a ideia de fazer uma lista. quando minha ansiedade está latente eu faço listinhas nos meus cadernos também (às vezes atrapalha porque listo coisas pra fazer e fico louca se não dou conta dksjd talvez eu precise aderir ao seu jeito e escrever só meus pensamentos mesmo)

    teu blog é lindo e você parece ser incrível <3 também estou em ano de vestibular e tava vendo esse vídeo aqui https://youtu.be/bm0Ev-C-EWI sobre lidar com estresse e ansiedade nos estudos. me ajudou um pouquinho, espero que te ajude também. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kaory! E aí, tudo bem?
    Estava com saudades de te encontrar na blogsfera. Fico feliz que tenha voltado a dar as caras por aqui. Saiba que você fez falta <3.
    No final de outubro de 2020 fará 3 anos que estou indo à psicóloga e, de início, eu não gostava muito de ir lá porque eu nunca me considerei alguém que se abre com facilidade (pelo menos, não verbalmente), mas agora estou acostumada e até me sinto ansiosa para contar as novidades e os dilemas do meu mundinho para a psicóloga.
    Eu não gosto de falar muito sobre depressão. ansiedade e essas coisas porque, na maioria das vezes, eu acabo chorando, mas acho que é um assunto importante a ser discutido, ainda mais por estarmos vivendo em um século em que tais doenças são cada vez mais presentes.
    Fico feliz em saber que você resolveu fazer terapia, afinal, esse é o primeiro passo para seguirmos rumo ao caminho do autocuidado porque não é só a saúde física que importa.
    Sobrevivi aos 3 anos de ensino médio e posso te confirmar: terceirão é uma loucura só. É formatura, viagem, camiseta, moletom, prova de Matemática e vestibular tudo junto e misturado. Meu terceiro ano não foi como eu imaginava e eu optei por prestar o vestibular no ano seguinte ao da minha formatura. Alguns dos meus colegas ingressaram na faculdade no vestibular de verão em que terminaram a escola e eu achei muito pesado conciliar os estudos tanto do vestibular quanto do terceiro ano.
    2019 foi um osso duro de roer em relação aos estudos e confesso que meu processo de estudos rumo à aprovação não foi como eu esperava, tanto que tentei ingressar em Ciência da Computação na UFRGS e acabei sendo desclassificada por não ter acertado o número mínimo de questões em alguns provas, porém acabei passando em Escrita Criativa na PUCRS.
    Em relação à faculdade: siga seu coração. É comum nos questionarmos sobre o que queremos cursar no ensino superior, qual faculdade optaremos por ingressar e parece tão difícil chegarmos à uma conclusão, mas é questão de tempo até que encontremos a resposta. Confesso que pensei seriamente em sair do Rio Grande do Sul para cursar Ciência da Computação em Santa Catarina, mas optei por ficar aqui porque acho que ainda não estou preparada para me virar sozinha em uma república ou dormitório estudantil, sem contar que meus pais e meu namorado tiveram um troço com a ideia de eu sair do estado.
    Enfim, meu amor, te desejo tudo de bom e espero que dê seu melhor para alcançar seus objetivos nesse ano que está chegando.

    Um beijo, um queijo, um franganote, um senpai que te note e até mais ♡ | Indie

    ResponderExcluir
  3. O final do ensino médio é uma desgraça mesmo, e isso infelizmente tem um peso maior na saúde mental. Acredite, as coisas podem melhorar. Às vezes, as responsabilidades ficam ainda maiores, mas você começa a ter mais controle sobre o que você precisa priorizar e aí a coisa vai ficando mais fácil; até a saúde mental melhora. Talvez você nem chegue a precisar dos remédios depois, como no meu caso (parei com os medicamentos depois de alguns anos usando porque realmente progredi bastante com os tratamentos e com o amadurecimento, mas sei que nem sempre é o caso para todo mundo).

    Espero que você continue evoluindo, apesar das dificuldades.

    Sempre vim nesse blog e queria muito comentar aqui, mas ele estava sempre tão desatualizado que achava que você provavelmente nunca iria ver. Agora que tem um post novo, tomei coragem e comentei. Tomara que eu não passe uma primeira má impressão, haha.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. definitivamente me identificando muito com com o post. dps venho aqui pra fazer um comentário decente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu deus, demorei mas tô aqui!

      oi kaory, tudo bem? espero que sim <3

      sobre essa ansiedade, essa preocupação: eu entendo. é sufocante, na verdade. tenho na minha cabeça um milhão de coisas pra fazer e sinto que não saio do canto, que não estou fazendo nada produtivo. sentir a todo momento que não está fazendo o suficiente, o necessário, é terrivelmente degastante. acho que é esse o poder do ensino médio né? hahah. e quando ele se junta com meus inúmeros problemas...

      mas fico feliz que você tenha procurado ajuda, isso é um grande, grande passo!! te desejo somente o melhor, garota!! tenha calma, tire um tempo pra respirar, meditar quem sabe, e lembre-se que apesar de parecer difícil agora, você é forte, você é capaz e vai superar toda e qualquer dificuldade, ok?!

      beijão, se cuida, fica bem <3

      Excluir