24 janeiro 2019

wicca & bruxaria — uma introdução

Saudações pessoas que leem isso aqui! Como 'cês tão? Acho que vou parar de pedir desculpas todas vezes que eu sumo, o que acontece com bastante frequência na real *laughs nervously* Como foram ou estão sendo as férias de vocês? Fiquei boa parte do tempo na minha cidade natal e passei bons momentos com meus amigos de lá, voltei com três livros novos rs e pretendo fazer algum tipo de resenha aqui, além disso, comi muito e ingeri coca-cola como uma condenada, eu preciso de hábitos mais saudáveis, eu sei. Conheci pessoinhas novas muito legais etc, nada muito fora do comum. Essas minhas introduções sempre ficam compridas né? Gosto de falar com vocês porque sinto que vocês são todos meus amigos e eu me sinto confortável em falar quando escrevo aqui. Indo ao assunto do post: sempre me interessei por misticismo, e há um ano mais ou menos estudo sobre a bruxaria no modo mais amplo possível. Esse mês, me afundei de vez nos estudos sobre o assunto, criei um grimório e tudo mais, e por isso irei começar essa série sobre bruxaria no blog, onde vou falar o que aprendi, alguns rituais úteis, uso da magia no dia-a-dia e um monte de coisa do tipo. Mas antes de falar sobre deuses, panteões, cristais, sabbaths, esbbaths, luas e rituais, precisamos começar do começo... Certo?


Ok, Kaory, o que é bruxaria?
     
     Acima de tudo, é uma prática, a prática de sentir energias da natureza e saber manipulá-las à seu favor, esse lance de direcionar certa energia para certo fim é o que chamamos de Magia! A bruxaria é uma arte ancestral, antiga e cheia de mistérios. É uma prática que requer estudo, dedicação, leitura, experimentos e longas conversas regadas à chá! Acreditamos que tudo em nossa volta está ligado, somos o universo e este reside em nós, a natureza é liga por uma força universal, quando fazemos rituais, magias, poções e encantamentos estamos nos conectando à essa força. 
     A bruxaria se ramifica em várias vertentes e religiões, mas isso é assunto para outro post. Bruxos então podem sim cultuar deuses, mas isso é individual de cada um, alguns bruxos acreditam somente nos seres naturais, outros preferem não cultuar nenhuma divindade, porque como já sabemos, bruxaria é uma prática, e não uma religião. Eu particularmente sou mais inclinada para a crença Wicca, então tudo que falarei por aqui será com base nessa vertente.
     Existem bruxos que trabalham somente com os 4 elementos, bruxos que são umbandistas, bruxos que creem em deuses gregos, bruxos que trabalham com vários deuses diferentes, e até bruxos que não cultuam nada, somente a natureza. Como podemos concluir, a bruxaria é algo livre.

E a Wicca, o que é?

     A Wicca é uma religião neo-pagã que venera dois deuses principais: A Deusa Mãe e o Deus Cornífero, representados pela Lua e pelo Sol, respectivamente. Wiccanos não creem em demônios, somente no mal que criamos para nós mesmos, ai que entra a famosa Lei Tríplice, que nos diz que tudo que fazemos volta para nós 3 vezes mais forte. Existem vários rituais ao longo do ano para celebrarmos as estações e a Deusa e o Deus. A Wicca também possui vertentes, mas isso também é assunto para outro post.

Hummm, saquei, mas e ai? Como eu faço para ser um bom bruxo?

     Um bom bruxo, acima de tudo, precisa ter sede de conhecimento. O estudo é constante! E quando eu digo estudo, não é só enfiar a cara nos livros e cadernos! É também sobre observar, praticar, sentir, analisar. A bruxaria traz para muitos, autoconhecimento, que é um poder inestimável para nós, pois a autoanálise e meditação são partes cruciais para sua jornada, assim como sua intuição que deve se trabalhada e escutada sempre. Você pode ser um bruxo solitário ou se tornar parte de algum coven! Leia livros, converse com bruxas e bruxos mais experientes, existem comunidades virtuais super legais como essa do Amino, não tenham pressa, se não der pra fazer um ritual por enquanto, tudo bem, espere até a próxima lua cheia.








8 comentários:

  1. olá! eu também sou interessada em misticismo e magia (estudo há bem pouco tempo tho, alguns meses) e adorei esse post, direto e muito explicativo. acho bem legal falar sobre isso abertamente, até porque ainda há muito medo e desinformação quanto a esse assunto, quando a magia nada mais é que um uso das energias, um direcionamento da vontade.
    acredito que todas as religiões tem um pouco de magia (até as que "condenam"), pois toda bênção, oração, ritual levam um pouco de magia, de vontade.
    não sou da wicca mas, pelo que eu já li sobre, é bem interessante e eu compartilho de alguns pontos com a religião.
    e o auto-conhecimento proporcionado é realmente muito bom, ficando mais conectados com o mundo e com nós mesmos ♡
    enfim, eu adorei o post e seu blog ♡ e aguardo por mais de sua série sobre bruxaria, obrigada por compartilhar esse conhecimento
    abraços! ♡

    ResponderExcluir
  2. oi kaoryn!!!
    eu acho super interessante esse tema, já cheguei a separar um caderno só para estudar esse tipo de coisa, mas não foi muito para frente, esse ano uma das minhas metas é ler mais sobre o assunto, evoluir minha espiritualidade e aprender mais sobre eu mesma, acho que todas essas metas meio que se incluem também nesse assunto relacionado á magia e bruxaria, acho muito interessante todos os tipos de bruxaria, apesar de no momento eu não me identificar muito com nenhum dos que eu conheci até agora, estou super ansiosa para ver os seus futuros posts do tema! ♥

    beijinhos~

    ResponderExcluir
  3. Minha melhor amiga é super interessada nestas coisas, inclusive no sagrado feminino e no crescimento espiritual feminino. Eu tenho certa curiosidade, mas não sei se levo jeito. Tentei separar um grimório para anotar as coisas e tentar ir pra frente, mas simplesmente não foi.

    ResponderExcluir
  4. eu estou envolvidíssima no xamanismo, nos últimos 8 meses. então comecei leituras, encontros.... só falta o caderno e escrever! até uma caixinha com cadeado eu fiz. acho que essa inércia é medo de me redescobrir. preciso tentar! espero que haja mais posts complementando esse, tipo uma série, sabe.

    e legal ver o pessoal aqui nos comentários na mesma vibe, estamos conectadas/os!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAAA esse é definitivamente meu mundo, eu adoro tudo que envolve e me faz realmente muito bem praticar bruxaria <3 ser mística é isso mesmo bem, adorar aprender, sede de conhecimento! e pode deixar que vai ter muuuuitos posts sobre esse assunto! e SIM AAAA que vibe incrível <3

      Excluir
  5. Oi, Kaory!

    Eu vi um vídeo sobre wicca, há mUiTO tempo atrás, mas não explicava muito. Era de um garoto chamado Rulian, amigo da Narumi Kataiama (alguém lembra???) Eu sempre sinto um receiozinho lá no fundo de pesquisar muito sobre outras religiões e crenças e coisas que estão fora da minha bolha e acabar, de alguma forma, mexendo com o que não devia. Tipo, eu não faço nenhum ritual de ervilha ou passas no ano novo porque tenho medo de que alguma entidade me ajude com o que eu quero mas depois venha me cobrar o favor, sabe? Ou pra "atrair a pessoa amada". Lembram de Once Upon a Time e de como o Rumpel sempre dizia que "toda magia vem com um preço"? Eu acho muito real e, sei lá, se EU fosse uma entidade, não ajudaria qualquer um com qualquer coisa dE GrAça. Desculpe mesmo caso estiver sendo ofensiva, não é a intenção. (mas se eu estiver, me diga, não vou dar chilique sdjfhsjh)Eu não sei, eu sempre fico com essa impressão de que há muitas coisas além do que posso ver e que eu não deveria mexer com coisas sobre as quais não sei (e que não estão no meu controle, tipo sei lá, jogo do copo, etc. Se eu fosse um espírito ia ficar pUtA com os adolescentes me invocando pra nada) Por outro lado, é incrível saber sobre as crenças das outras pessoas porque eu fico analisando e vejo que, no geral, a gente acredita nas mesmas coisas.

    Mesmo que alguns acreditem em deuses e outros não, ou que a terra é redonda, ou plana ou quadrada, no fim do dia ainda somos os mesmos, debaixo do mesmo céu e habitando o mesmo planeta, e temos medo do escuro e queremos algum tipo de alívio para o sofrimento desse mundo. Na minha opinião, esse é um dos motivos pelos quais nos aproximamos de religiões: em parte alívio e em parte uma fonte de resiliência. E em parte curiosidade sobre o mundo, o motivo de estarmos aqui, essas perguntas existenciais que temos às 4 da manhã. Eu acho que, mesmo manifestado de diversas formas, acreditamos em justiça, além da humana, uma justiça universal que dá as pessoas o que elas deram ao mundo. A lei tríplice, por exemplo. O Karma. O "tudo que você fizer volta 7 vezes pra você" e por aí vai. Então mesmo que cada um tenha sua verdade pessoal, que faz sentido para a pessoa, tudo tem os mesmos... não valores, eu acho, mas fundamentos, sabe? Então eu acho que, se todos acreditam em alguma forma de justiça cósmica, mesmo que de diversas origens, então com certeza e x i s t e algo assim no universo.

    Acho que esse comentário está ficando confuso. Será? sjdhfjsk Eu também acredito MuITo em energia. Minha mãe, por exemplo, é sensitiva, então ela literalmente sENTE quando chega em um lugar que as pessoas estão com energias ruins porque ela começa a passar mal na hora, e tem vontade de sair dali o mais rápido possível.

    MAAASSS DE qualquer forma, sempre interessante aprender sobre uma religião com uma pessoa da pRÓPRIA religião né porque meu único contato prévio com wicca antes desse vídeo que eu comentei foi através da igreja evangélica, que nunca é lá muito confiável, vamos combinar. (na *minha* experiência, igrejas evangélicas sempre pintam todas as outras religiões como o próprio diabo encarnado [e a si mesmas como o único e absoluto bem encarnado, cof cof]) E eu tenho bastante curiosidade sobre outras religiões então, por favor, continue essa série!

    *pegando a pipoca e o refri pra acompanhar*
    Aliás, uma pequena dúvida: é claro que vocês não voam em vassouras nem jogam quadribol, mas a wicca ou outra vertente da bruxaria tem *alguma* coisa a ver com os bruxos da cultura pop, tipo nem que seja um detalhezinho, ou é tudo realmente ficção?

    Como eu disse, estou sURTANDO de você ter voltado e super empolgada pros próximos posts. Beijos, Kaory.

    ResponderExcluir
  6. sinto muita falta de estudar sobre bruxaria. sinto muita falta de ler teus posts também. aa

    ResponderExcluir
  7. Oii, eai, tudo bem?
    Eu sou a Nat ^^

    Acho que vou acompanhar seu blog para poder entender um pouco mais sobre esse tema, mesmo eu tento um certo receio. Eu gosto em partes sobre esse mundo de bruxas e coisas misticas (se eu estiver falando bobagem, por favor releva kk).
    Meu ex namorado gostava bem mais que eu dessas coisas. Tinha livros, participavas de sites e esse era o assunto favorito dele.
    Com a sua explicação descobri que até me identifico com a bruxaria. Gosto dessa coisa de ser livre e de acreditar na força da natureza. Acho que ela tem sim uma energia que pode nos ajudar e trazer coisas boas. MAS tenho que confessar que por causa da religião (catolicismo) que fui criada (mas não sou mais praticante), ainda tenho um certo "preconceito" e medo quando o é ritual, poção e tals. De vez em quando abro minha mente e largo o medo, e me permito explorar mais esse mundo.
    Espero que faça mais posts assim, porque eu amei!! ❤
    Ahhh, a playlist ficou ótima também ;)

    Beijos e até mais ( ´ ∀ `)ノ~ ❤

    ResponderExcluir